top of page

As nossas caatingas 

 

A Caatinga possui um ecossistema predominantemente brasileiro. Por apresentar uma espécie de vegetação arbustiva e substrato herbáceo, facilitando a passagens de raios solares, foi denominada de “mata clara” em tupi-guarani (FREIRE, 2012).   pelos seus habitantes primitivos, exclusivo do Brasil. Conservar esse patrimônio biológico é um dever de toda a sociedade. Historicamente, para isso, é necessário um olhar crítico para a conscientização dos danos que o bioma caatinga vem sofrendo ao longo do tempo.

​

As regiões situadas na caatinga foram e ainda são vistas como um cenário de solo rachado e ossadas de animais que não resistiram às secas. De fato, a caatinga tem suas complexidades ambientais, mas é necessário enxergar as riquezas da sua biodiversidade, dos seus rios, do seu solo, da cultura e do saberes dos seus povos.

​

Leal (2003) afirma que para falar da caatinga, antes de mais nada, é preciso se despir de alguns preconceitos, principalmente daqueles relacionados aos aspectos da pobreza paisagística e da biodiversidade, características adotadas por quem desconhece a riqueza e importância desse ecossistema.

​

De acordo com Leal et al (2005) a caatinga estende-se por cerca de 735.000km2, e aproximadamente 15% da população brasileira, vive nela. A imagem abaixo representa o bioma caatinga no mapa do Brasil, através dela observa-se que a grande área em destaque fica situada na região nordeste, abrangendo os estados do Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia. Uma pequena parte da caatinga fica situada no vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

​​

Vamos cuidar das nossas Caatingas??

bottom of page